Ajuda no tratamento de alguns tipos de anemia, pois uma de suas substâncias auxilia na absorção do ferro, mineral essencial para o bom funcionamento do organismo;
Algumas pesquisas indicam que a capacidade antioxidante da ameixa seca é ainda maior que a apresentada pela fruta fresca. Uma das explicações para isso é que, no processo de desidratação, novos compostos fenólicos (substâncias antioxidantes) seriam produzidos;
Estudos realizados com o suco concentrado de ameixa seca, testado em animais, mostraram que a fruta é capaz de diminuir a taxa de colesterol no sangue e os fatores de risco do câncer de cólon.
A fruta é uma ótima fonte de vitaminas A, B2, potássio e fibra: a ameixa possui mais fibras do qualquer outra fruta, hortaliça ou legume.
Reduz os riscos de desenvolver osteoporose, pois suprime a taxa de reabsorção óssea, reduzindo o risco de fraturas. Estudos mostraram que um grupo de pessoas que consumiu ameixas secas apresentou densidade mineral óssea maior em ossos do braço e da coluna, em comparação com o grupo que consumiu maçãs secas.